PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NO MUNICÍPIO

A Prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) informa a população, que teve início na última segunda-feira (07) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), que acontecerá até 25 de outubro. Durante esse período, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ouro Preto (CESP) e Ana Nery estarão vacinando de segunda a quinta-feira, entre as 07h às 12h e 14h às 17h, e nas sextas-feiras das 07h às 12h. Para vacinação, é necessário apresentar o cartão do SUS e caderneta de vacina.

O Dia D para vacinação acontecerá no dia 19 de outubro, das 8 às 17 h, na unidade de saúde CESP e Ana Nery. O atendimento neste dia tem a finalidade de intensificar a adesão a vacinação, além de facilitar aos pais que não conseguem vacinar os filhos durante a semana.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS), o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Desde o início do ano, foram distribuídas 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de ‘dose zero’ a todas as crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.

Sobre o Sarampo

O Sarampo é um vírus transmitido de pessoa a pessoa através de secreções mucosas. Um simples espirro, tosse ou um beijo são o suficiente para transmissão. Os sintomas são manchas no corpo, coceira, conjuntivite, febre, ou tosse persistente. Ao apresentar dois ou mais sintomas destes, é indicado que a pessoa procure o centro de Saúde mais próximo.

sarampo-oeves3tqjvaxpw0omgnn0e4zjd6bz6ww4mqin5yjpu